Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
28/02/2008

A AIDS ainda é motivo de forte preconceito

O deputado Mauro Moraes (PMDB) demonstrou sua solidariedade com as negociações internacionais que o governo brasileiro vai liderar, para tentar acabar com as restrições de viagens para portadores da AIDS. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, 12 países impedem a entrada de imigrantes ou turistas soropositivos. Para o parlamentar é incrível esta discriminação, principalmente se for levado em conta o fato da doença não ser transmitida pelo ar.

Moraes acredita que o preconceito poderia ser admitido há algumas décadas, quando as pessoas ainda não tinham orientações a respeito da doença e suas formas de contágio, mas hoje, com o mal controlado e tratável, não se pode conceber tal comportamento. ”O preconceito pode criar situações extremas e deve ser combatido de todas as maneiras”, afirmou.

A diretora do Programa de Combate à AIDS do Ministério da Saúde, Mariângela Simões, afirmou ainda, que 62 países não autorizam vistos de residente para soropositivos. Na opinião do parlamentar, esta atitude de intolerância não pode ser admitida, em pleno século 21.