Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
19/08/2017

Participação política da Juventude


“A participação ativa da juventude é de primacial importância para que nosso país possa ficar mais limpo, justo e humano”.
Mauro Moraes

A mobilização dos jovens, de forma consciente e organizada é um instrumento poderoso de pressão, especialmente em nosso país, onde a democracia representativa deixa muito a desejar. A mobilização dos jovens em direção a algo concreto, como por exemplo, exigindo maior transparência com relação às contas públicas, pode ser eficiente englobada em um plano de participação política.

A forma básica de participação, sempre mais absorvida pelo jovem, devido a sua disposição ao novo, e também indispensável para de conseguir qualquer mudança profunda na sociedade, é, antes de tudo, a mudança na consciência de cada um. Todo jovem deve ter a participação como um compromisso diário, um direito exigido e uma necessidade a ser satisfeita. Essa atitude de participação individual é determinante para o desfecho construtivo para um processo de participação política

Como conseqüência ao processo de conscientização individual, acontece participação coletiva e organizada. E é essa possibilidade de manifestação conjunta que nos faz apelar constantemente ao jovem. Com o poder de mobilização da juventude, podemos impregnar a sociedade de uma nova motivação. O jovem pode assumir o papel de precursor de um campanha ampla, sendo o baluarte da revolução que objetiva a participação cada vez maior de todos os brasileiros na determinação dos rumos de nosso país. A essa revolução para evolução da responsabilidade individual frente aos problemas sociais, acordamos denominar “problemas políticos, problemas de todos”. Esse movimento começa com os jovens de Curitiba, mas não tem limites territoriais. O nosso gabinete na Câmara Municipal, é o ponto de propulsão dessa campanha irrestrita de incentivo a participação política, lançada com a anuência e colaboração dos jovens de nossa cidade que estão preocupados com o futuro de nossa nação. A adesão consciente e responsável de todos os jovens ao movimento “problemas políticos, problemas de todos”, poderá colaborar para a solução construtiva dos problemas de nossa comunidade. Também entidades representativas do jovem e dos diversos setores da comunidades, associações, clubes e fundações, podem associar-se a esse grande levante pela participação de todos. O movimento “problemas políticos, problemas de todos”, é uma forma efetiva de participação política coletiva e organizada.

Outro aspecto importante na estrutura participativa, é a obtenção de informações corretas e idôneas sobre os acontecimentos políticos. O poder de influência dos meios de comunicação de massa, sob a formação cultural de nossa juventude, é outro aspecto da participação e da vida social que nos preocupa muito. Informações que distorcem a realidade política de nosso país, podem influenciar diretamente na postura imediata e futura de nosso jovens, muitas vezes desestimulando-os a participarem da vida política do país. Por esse motivo, criamos canais de comunicação direta com nossos colaboradores, discutindo diretamente com eles os acontecimentos políticos de nossa comunidade. Por outro lado, apelamos constantemente para os órgãos de comunicação de nossa cidade, para que nos auxiliem na transmissão verídica dos fatos políticos.

Também é objetivo do movimento “problemas políticos, problemas de todos”, a veiculação de informações corretas a população em geral. Aos nossos jovens, aconselhamos análise e distinção críticas das informações e assessoria da pesquisa para clarear dúvidas e basear contra propostas. A busca de informações corretas deve basear as formas de participação política, sob pena de adotar-se a solução errônea para problemas sociais.

Os jovens podem colaborar efetivamente em todas as formas de participação política. A disposição sadia da juventude, desvinculada dos vícios sociais, descompromissada com os extremismos ideológicos, nos enchem de expectativa e nos impulsionam a renovar diariamente a certeza de que, com todos os que são realmente jovens, nós venceremos as intenções dos corruptos e falsos homens públicos, dinamizando as mudanças sociais através da participação política consciente e construtiva.