a obrigatória a exibição de informações turísticas nas telas dos cinemas no estado do Paraná e dá outras providências.
Art. 1º - Fica autorizado o Poder Executivo Estadual, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, criar convênio junto com os municípios turísticos para exibirem em suas salas de projeções de filmes – cinemas – em todo o Estado, material áudio-visual para ser inserido antes de cada uma das sessões.
Art. 2º - As Prefeituras, através de seus órgãos, enviarão para a Secretaria de Turismo o material que julgar ser de boa qualidade para a divulgação do turismo local.
* Parágrafo Único – Poderão as Prefeituras locais firmar convênios com a iniciativa privada, desde que o material seja somente de cunho publicitário/turístico.
Art. 3º - A duração de cada filme ilustrado não poderá ser inferior a 2 minutos nem superior a 5 minutos, podendo vários municípios agrupar o conteúdo a ser mostrado.
Art. 4º - As inserções do material apresentado deverão percorrer todos os cinemas do Estado do Paraná.
Art. 5º - O controle e fiscalização ficarão por conta da Secretaria de Turismo do Estado do Paraná.
Art. 6º - Esta Lei entra em vigor a partir de sua publicação revogando-se as disposições contrárias.
JUSTIFICATIVA
Desde os tempos primórdios, a paixão pelo turismo sempre esteve presente no ser humano. Lemos passagens interessantes onde nossos antepassados vagavam de um lado para outro, às vezes em companhia de um camelo, outras vezes a pé, porém, à vontade de conhecer novos horizontes fizeram destes homens verdadeiros aventureiros e junto deles a notícia, o intercâmbio e o conhecimento.
A evolução, após milênios, tornou-se menos penosa este prazer de conhecer o desconhecido.Como se vê o turismo nasceu por prazer e pela necessidade de comunicar-se com seus semelhantes, e hoje não tenho dúvidas em afirmar que é a maior fonte de riqueza que uma nação pode explorar. Não polui, é ecológico, não agride o meio ambiente, traz divisas e empregos.
A divulgação da riqueza turística é de suma importância, inclusive para ser divulgada em salas de aula, onde os mestres deveriam tecer comentários a respeito do assunto e incentivar tarefas numa corrente que envolvam outros segmentos.
O Paraná é, foi e será, palco dos acontecimentos culturais, das manifestações políticas, artísticas e desportivas, mas o interior do Estado surge também como alternativa desses eventos e é preciso divulgar.
Nobres pares, a parceria do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Turismo, no sentido de interiorizar o turismo, fazendo inserções nas salas de projeções de filmes (cinema), mostrando o manancial de riqueza turística que tem em quase todas as regiões, seria de grande valia para que o povo do Paraná conhecesse melhor seu Estado.
Entendo, senhores Deputados, que estaremos resgatando o que temos de melhor no Estado que é o turismo, além de estarmos fixando o homem em sua terra natal, o homem do campo terá maior prazer em ver sua mercadoria sendo escoada na própria cidade para os hotéis e restaurantes, ganham os empresários, ganha o Município, ganha o Estado, ganha o povo.